08/10/2012

Dicas de como organizar a vida financeira a dois

As dívidas estão crescendo e os planos da casa própria parecem cada vez mais longe? Isso pode ser sinal de falta de organização das despesas do casal. Para que a saúde financeira do casamento vá bem é preciso seguir algumas regras.

O primeiro passo é ser sincero e fazer reuniões periódicas para falar das finanças. É importante que cada um controle aquilo que consome e divida as despesas comuns. Quanto a definição de quem paga o que, fica a critério de ambos. Uma boa dica é criar uma conta conjunta para que esses compromissos sejam cumpridos.

Faça uma planilha dos gastos atuais e verifique quanto poderá ser poupado por mês. Coloque no papel todos os planos de curto, médio e longo prazo e elabore um orçamento financeiro no qual eles serão priorizados.

Evite ter limite de cartão de créditos superior a 50% do valor do ganho mensal e não realize compras a prazo, mas se realizar tenha no orçamento financeiro as prestações futuras. Ter disciplina financeira é a chave do sucesso e da realização de sonhos.

Dica: vilamulher.terra.com.br

Mais Notícias