04/10/2012

Saiba como funciona o piso aquecido

O sistema de calefação por piso radiante é uma ótima opção para quem quer ter uma casa quentinha nos dias mais frios. Seu funcionamento é realizado por um circuito de resistências com cabos aquecedores abaixo do contrapiso. O processo de controle e monitoramento das temperaturas é feito através de sensores colocados separadamente em cada ambiente.

Existem dois tipos de piso aquecido: os hidráulicos e os elétricos. No sistema hidráulico, o aquecimento acontece através de uma tubulação com água aquecida a gás que passa por baixo do concreto. Neste sistema a água usada deve ser trocada a cada três anos. Além disso, ele é mais caro para ser instalado em áreas de até 50 m².  

Já o sistema elétrico, o aquecimento é realizado por resistências elétricas em forma de serpentina ou através de mantas de aquecimento. A manutenção desse sistema exige a troca dos termostatos a cada dois anos. E ele consome mais energia elétrica, podendo ultrapassar o valor de R$ 200 a mais na conta de luz (ligado seis horas por dia).

Dica: www.bonde.com.br

Mais Notícias