24/09/2012

Diferentes ambientes, diferentes lâmpadas

Comprar uma lâmpada, antigamente, era uma tarefa fácil, pois só havia uma opção: incandescentes, com potência 40, 60 e 100 W. Porém, hoje, há uma enorme variedade de lâmpadas que devem ser usadas de acordo com o ambiente e as tarefas exercidas neles.

A sala é o cômodo da casa de maior permanência, por isso as lâmpadas mais indicadas são a fluorescente compacta, que garante uma iluminação geral e eficiente, e a halógena, pois sua tonalidade amarela proporciona sensação de conforto. Os LEDs também são uma opção, pois como não emitem raios infravermelhos ou ultravioleta, não esquentam nem danificam quadros ou móveis antigos.

A preparação dos alimentos exige que na cozinha haja bastante luz, por isso opte por lâmpadas que tenham alto Índice de Reprodução de Cor (IRC), como as halógenas e fluorescentes.

Para os dormitórios prefira uma iluminação com LEDs e halógenas, que proporcionam a sensação de relaxamento necessária ao ambiente. Outro recurso interessante são os dimmers, que permitem controlar a intensidade da luz.

O banheiro exige uma iluminação uniforme e intensa, principalmente na bancada da pia. Dê preferência às lâmpadas difusas, como as fluorescentes e evite as lâmpadas refletoras, que criam sombras no rosto.

Dica: www.bonde.com.br

Mais Notícias