15/11/2010

Fachadas ganham atenção na hora da construção

A parte mais visível de uma obra continua sendo a fachada. É nela que a obra revela o seu conceito. A fachada sempre representou a separação entre o exterior e o interior, mas o avanço das tecnologias permitiu que ela ganhasse novas funções, como o isolamento acústico e isolamento térmico. Além disso, a fachada é responsável pela estética e pela sustentação de um edifício.

Na maioria das novas construções em edifícios, a fachada acompanha as mais recentes tendências da arquitetura contemporânea. Com linhas puras e volumes simples, o projeto é valorizado pelos materiais de acabamento em textura, pastilhas, cerâmica e outros materiais, além de cores duradouras, como o verde e o marrom.

“A durabilidade estética deve se sobrepor a tendências momentâneas e descontextualizadas”, afirma o arquiteto José Vicente Lopes, da Doria Lopes Fiuza Arquitetura, responsável pelo projeto arquitetônico do edifício Belvedere Água Verde.

A valorização da durabilidade estética torna a obra moderna, mas sempre atual. Na face norte, os projetos geralmente dão privilégios às peças de permanência prolongada, como salas, quartos e varanda, além de janelas que se destacam por serem de vidro do teto ao chão, proporcionando uma bela e ampla vista para os bairros.

Fonte: Pense Imóveis

Mais Notícias