03/06/2013

Medidas certas na cozinha

Comprar móveis para o novo apartamento exige bastante planejamento. Além da estética, eles devem estar organizados de forma a proporcionar mobilidade e circulação das pessoas no ambiente. Além disso, algumas medidas devem ser respeitas para o conforto, principalmente na cozinha.

Independente da altura do apartamento, os móveis, como armários, estantes e bancadas devem se adequar a altura dos moradores. Assim, pessoas mais altas vão se sentir melhor com bancadas um pouco mais altas, por exemplo. Já pessoas mais baixas podem achar que 60 cm para o início dos armários superiores é muito alto.

A profundidade do armário superior deve ser menor para permitir lavar a louça sem bater a cabeça nele. Banquetas baixas (45 cm) ficam bem com mesas para refeição de mais ou menos 75 cm e bancadas com banquetas altas (70 cm) devem ter de 1 a 1,10 de altura.

Nas “cozinhas-corredor” devemos ter no mínimo 80 cm livres para circulação. Já em ilhas, o ideal é que o espaço entre os móveis seja de, no mínimo, 1,20. 

Mais Notícias