22/04/2013

Mantenha o tapete limpo e novo por mais tempo

Com a chegada das estações mais frias os tapetes voltam a ocupar lugar de destaque na decoração da sala e do quarto, para proporcionar uma sensação aconchegante e deixá-los mais quentinhos.

Contudo, é preciso cuidados especiais no dia a dia para mantê-los limpos e novos. Durante a faxina não use vassouras, escovas manuais e vaporizadores, mas, sim, o aspirador de pó, sem escovas motorizadas.

A lavagem é recomendada, mas deve ser feita por especialistas. Nesse caso, os industrializados devem ser lavados a cada quatro meses; os do tipo kilim, semestralmente e, os orientais e persas, uma vez ao ano.

Após a lavagem,  uma sugestão é optar pela impermeabilização. Esse processo garante que o efeito de limpeza dure muito mais.

Outra dica preciosa para evitar desgastes locais é alterar a posição do tapete no ambiente. Assim, a incidência de luminosidade natural, a circulação de pessoas e o peso dos móveis não marcam apenas uma área da peça. Além disso, evite colocá-los perto de plantas e ambientes úmidos.

Mais Notícias