08/04/2013

Piso de madeira: restaurar ou trocar?

Os pisos de madeira são muito elegantes, mas com o tempo surgem manchas, trincas e riscos que tiram toda a sua beleza e geram dúvida sobre o que seria melhor: trocar ou restaurar?

Antes de se decidir, analise a qualidade e o estado do revestimento e depois o custo X benefício entre as opções. No caso de troca da madeira, a restauração pode ser mais vantajosa, já que o preço do metro quadrado de madeiras mais resistentes, como ipê, jatobá e cumaru, chega a R$ 300,00, em média.

Contudo, para ser feita a raspagem, o material deve possuir no mínimo dois centímetros de espessura e não ter passado por mais de duas restaurações. Um dos inconvenientes desse tratamento é a necessidade de aguardar até 30 dias para ficar pronto. Vale lembrar que pisos estruturados ou laminados não suportam raspagens e, por isso, devem ser substituídos quando estão gastos.

Mas se você estiver pensando em colocar outro piso, pense que com apenas alguns cuidados com a madeira, como a limpeza apropriada (com vassoura de cerdas macias e pano úmido bem torcido), envolver os pés de móveis e rodízios das cadeiras com capas de gel ou feltro e evitar usar salto fino, você terá um imóvel muito mais valorizado.

Mais Notícias