28/01/2013

Projetos socioambientais despontam como solução para comunidades de baixa renda

Cada vez mais, acadêmicos, estudantes e profissionais de diversas áreas vêm se reunindo para desenvolver projetos sustentáveis, principalmente para comunidades de baixa renda.

Entre esses projetos, muitos podem ser realizados pelos próprios moradores, a exemplo das hortas verticais e horizontais, feitas a partir de material reciclável, como garrafas PET.

Outra ideia bastante interessante é o uso de tijolos ecológicos nas construções. Descobriu-se recentemente que para esse produto ser seguro e eficiente a receita ideal envolve terra, cimento e areia na composição.

Já os pisos de materiais reciclados envolvem em seu processo de fabricação sacos plásticos com tecidos grossos, como jeans, que depois de aquecidos são transformados em uma placa. Uma vez decoradas, as placas podem ser fixadas no chão com cimento.

A implantação de bacias de evapotranspiração, também conhecidas como fossas de bananeira, têm demonstrado ser uma boa solução para lugares onde não existem saneamento básico.

Iniciativas como essas podem melhorar a habitação e o convívio social, refletindo em uma condição mais digna para esses moradores. E você, conhece algum projeto sustentável interessante?

Mais Notícias