19/12/2012

Aprenda qual tipo de tijolo é a melhor opção para a sua construção

O tijolo é um dos materiais mais utilizados nas construções brasileiras, devido seu bom desempenho térmico e sua abundância de tipos no mercado. Para comprá-lo fique atento ao estilo do projeto e ao custo total para o seu uso.

O tijolo mais barato e que possui maior aderência da argamassa é o chamado tijolo de furo ou tijolo baiano. Porém, ele tem alto índice de desperdício, pois não suporta cargas estruturais e quebram com maior facilidade.

Para projetos que visam expor a alvenaria, opte pelo tijolo maciço (também chamado de à vista, comum, de barro ou cozido) ou pelo tijolo laminado. Eles são resistentes, mas exige um gasto relativamente elevado com argamassa e mão-de-obra.

O melhor isolante térmico é o refratário. Um tipo especial de tijolo feito com argila enriquecida e materiais que diminuem a absorção de calor, suportando altas temperaturas.

Já os tijolos de solo-cimento são uma ótima solução para habilitações populares, pois também resultam em ambientes com ótimo conforto térmico, deixando mais estável a temperatura interna.

Mais Notícias