17/12/2012

Convivência harmoniosa com os pets

Os animais de estimação alegram a casa e são ótimas companhias, mas para conviver bem com os bichos você terá que readequar a mobília e criar hábitos simples, que farão toda a diferença no dia a dia.

Alguns tipos de sofás e tapetes deverão ser evitados, caso você não queira a destruição deles. Os gatos costumam brincar e afiar as unhas em determinados tecidos, sem falar que os filhotes, por ainda não serem treinados, podem usá-los como “banheiro”.

Nesses casos, opte por sofás e tapetes de tecido sintético, por exemplo, ou coloque capas feitas com tecidos fáceis de higienizar e que não absorve líquidos. Outra alternativa é a impermeabilização, que torna o tecido mais resistente e evita que o xixi molhe e manche.

Aprenda a educar seu pet para que ele não arranhe ou morda bases de sofás, mesas e rodapés. Ofereça sempre brinquedos e arranhadores a eles.

Redobre a atenção na limpeza, pois pisos de pedras claras e porcelanatos polidos podem manchar com a urina dos pets. Mas observe se o seu bichinho não possui alergias. Se for esse o caso, o modo certo de limpar a casa deve ser com apenas água e álcool.

Contudo, antes de levar um bichinho para casa, verifique as cláusulas do regulamento interno do condomínio para a permanência de animais.  Dentro do condomínio também vale a lei municipal que estipula o uso da coleira em locais públicos, e a estadual, que obriga focinheira em certas raças de cachorros. Afinal, todos devem ficar bem com a presença dos animais!

Mais Notícias