13/11/2012

Aprenda como detectar vazamentos e economizar

Os vazamentos de água são um dos principais vilões na questão ambiental e também no bolso do consumidor. Uma torneira gotejando chega a  desperdiçar 46 litros de água por dia, o que equivale a 1.380 litros por mês.

Para saber se em sua casa há vazamentos você pode fazer alguns testes. No primeiro deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Vá até o relógio de água (hidrômetro), anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa.

Se os canos da sua casa forem alimentados diretamente pela rede você deve fechar o registro na parede e abrir uma torneira, até que toda água pare de sair. Após isso, coloque um copo cheio de água na boca da torneira. Se ocorrer sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.

Mas se os canos forem alimentados pela caixa d'água ou por reservatórios subterrâneos, feche tudo e marque na própria caixa ou reservatório o nível da água e verifique, após uma hora, se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento na canalização.

Dica: www.bonde.com.br

Mais Notícias