05/11/2012

Dicas de paisagismo

Para um jardim lindo ou mesmo um pequeno espaço verde em casa é preciso alguns conhecimentos e cuidados. Você sabe, por exemplo, quando fazer a poda da planta? Arbustos e árvores de pequeno porte só podem ser podados após a primeira floração. Ainda assim, concentre-se nos ramos secos e doentes (sempre acima do broto, para evitar o apodrecimento decorrente do acúmulo de água na região).

Para evitar  que os vasos de cerâmica e barro rachem devido a troca de umidade com o ambiente, basta impermeabiliza-los. E por falar em umidade, algumas espécies precisam de muita água e outras nem tanto. Estude as características da vegetação escolhida e sempre pela manhã verifique se a terra está seca.

A necessidade de luz natural também vai depender da espécie da planta. Algumas precisam de 12 a 16 horas de luminosidade, já outras ficam contentes em áreas sombreadas. Por isso, observe a folhagem da mesma: a escassez de folhas, assim como o aparecimento de uma coloração amarelada, é sinal de que a planta precisa de maior incidência de luz. Mas se as folhas estiverem murchas ou enrugadas, afaste-a do sol.

Dica: revistacasaejardim.globo.com

Mais Notícias